domingo, 22 de julho de 2012

A Chia

A Revista Vegetarianos deste mês publicou a matéria de capa sobre a semente de chia, a matéria ficou ótima, parabéns Samira!

Participei como uma das entrevistadas, vale a pena adquirir a matéria completa, seguem algumas informações interessantes sobre esta sementinha.
A chia tem mesmo dado o que falar: Possui ainda alto teor de ômega 3, mais do que a linhaça, sendo essencial para vegetarianos e veganos. Ainda possui cálcio e proteínas!!
Suas fibras tem a capacidade de formação de gel em contato com a água, o que pode ajudar a promover a saciedade, além de ajudar no funcionamento intestinal. As mucilagens contribuem para uma digestão e absorção mais lenta dos carboidratos, o que é benéfico para diabéticos e pacientes com resistência à insulina.
A chia também é fonte de alguns minerais que devemos ter atenção na dieta vegetariana e vegana, como o ferro e o cálcio, além de magnésio, fósforo e potássio. É fonte de vitaminas A, C e E, que são conhecidos pelo seu papel antioxidante, além de outras funções essenciais; bem como vitaminas do Complexo B.
A semente de chia pode ser consumida por portadores da doença celíaca, já que é isenta de glúten.
Além do óleo de chia, que é mais concentrado em ALA, o consumo pode ser a própria semente. A melhor forma de consumi-la é deixando-a de molho em água para que a formação de gel ocorra. Basta deixar 1 colher de sopa de semente de molho em 1/3 de copo de água por 1-2 horas pelo menos. Após deixar de molho, usar em diferentes preparações:
Mousse de chia com banana:
Bater no liquidificador 1 colher de chia que ficou de molho com 1 banana madura (usar a água do molho), polvilhar com canela e adicionar 1 colher de sobremesa de melado.



Nenhum comentário: