segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)

No Brasil, os debates e torno da alimentação saudável e do Direito Humano à Alimentação Adequada, que envolve as políticas de combate à fome, por exemplo, culminaram na construção do conceito de SAN, que é o seguinte:

Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis (CONSEA, 2004).

            Desta forma, vemos que é um conceito abrangente e de caráter intersetorial: envolve a saúde, educação, ambiente, agricultura e inclusive a sociedade civil.
A definição de alimentação adequada e saudável difundida pelo Ministério da Saúde engloba as necessidades biológicas e sociais da população, devendo ser acessível, saborosa, variada, colorida e segura microbiologicamente; porém o conceito incorpora ainda as questões que envolvem a consideração da cultura alimentar, dos alimentos regionais e das questões afetivas ligadas às práticas alimentares.
Vale à pena pensar o que cada um de nós, como profissionais de saúde, como cidadão ou simplesmente como ser neste mundo, se coloca diante das questões provocadas nesta discussão.
Na próxima semana acontece a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar, em Salvador. É um espaço para que a sociedade civil organizada juntamente com os gestores e profissionais da área, possam contribuir para a efetivação da política nacional!

2 comentários:

Amanda Benghi Marfil disse...

Oi Thaisa,

Adorei seu Blog...
Já tirei algumas receitas de alimentação viva para o meu curso com as merendeiras.
Parabéns pelo seu trabalho!
Um grande abraço,
Amanda Marfil

Thaisa Navolar disse...

Legal Amanda!!
Bjo e ótimo curso! ;)