quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vegetarianismo nas escolas

Amig@s,
Divulgo o I Seminário de Alimentação Escolar Vegetariana, que acontecerá em Sp. 
É um passo importantíssimo para a Sociedade Vegetariana Brasileira, e para todos que semeiam esta causa. 
banner
A Alimentação Escolar é o maior programa de alimentação do país, e serve de exemplo para todo o mundo. Muitos avanços foram conquistados para melhoria desta política pública, em especial desde a concretização da Nova Lei da Alimentação Escolar (Lei 11.947, de 16 de junho de 2009) a qual reconhece a alimentação escolar enquanto Direito Humano; dispõe que 30% dos gêneros adquiridos para a alimentação escolar devam ter origem na agricultura familiar local; e ressalta o importante papel das hortas escolares.
O ano de 2011 foi de Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional e em algumas delas tivemos conquistas importantes, como na Conf. Regional de SC, com a aprovação da proposta de inclusão da opção vegetariana para crianças que seguem este "modelo alimentar". Na Conf. Estadual de SC apoiamos moção de repúdio à criação intensiva de animais e na IV Conf. Nacional aprovamos a seguinte moção, proposta pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SVB e outros parceiros:

“Considerando que há graves impactos socioambientais decorrentes da criação intensiva de animais e por razões culturais, econômicas e sociais, é crescente o número de pessoas que optam pela proteção da vida animal, pela preservação dos recursos naturais não renováveis e, portanto, adotam o não consumo de produtos de origem animal. Assim, pedimos o apoio para inclusão de estratégias para alimentação vegetariana em redes escolares públicas e privadas; equipamentos públicos de alimentação e nutrição (restaurantes populares e cozinhas comunitárias); restaurantes universitários e em eventos públicos, a fim de garantir o direito de cada ser humano de exercer sua opção alimentar”.

Agora, chega o momento de uma Prefeitura abraçar a causa! Creio que o tempo de críticas ao vegetarianismo está se esgotando, e chega o tempo de pensar junto, com diferentes atores, a construção de políticas públicas que envolvam o vegetarianismo como opção alimentar, com respeito ao Direito Humano, à cultura alimentar e garantia de refeições nutricionalmente equilibradas. 

Nenhum comentário: